Girassol: cultivo


Planta simpática e alegre. O girassol  recebe esse nome por estar sempre se virando em busca da luz solar. 
Originária do continente norte-americano, é uma espécie rústica, ou seja, sem frescura: resiste bem à seca, ao frio e ao calor e adapta-se sem problemas a diferentes tipos de solo.

Vamos ver dicas de cultivo:




Durante o período de cultivo, a temperatura não deve ficar abaixo dos 5°C.

As regas devem ser feitas bem cedinho ou no fim da tarde, quando o sol já está indo embora. Jamais nas horas mais quentes do dia, quando a água facilmente evapora, impedindo que os girassóis tirem bom proveito dela. A recomendação mais frequente é regar de dois em dois dias. Para saber se a quantidade de água está sendo suficiente, cheque a umidade do solo. Este tem de estar sempre úmido, e nunca encharcado.


Adube a planta a cada dois meses. A adubação periódica garantirá um desenvolvimento saudável, uma floração intensa e uma resistência maior.

Replante os girassóis anualmente para que se mantenham vistosos.



Deixe um espaço entre cada flor. Quanto maior for a distância, maiores serão as flores. Recomendam-se espaçamentos entre 40 centímetros e 1 metro.

Plante num espaço ensolarado, onde receba sol por no mínimo 4 horas.


Fique de olho no crescimento. O girassol não é de ter pragas e doenças, mas plantas próximas podem gerar contaminação. Uma dica é manter as folhas que caem no solo. Elas atrapalham o crescimento de ervas daninhas e de pragas.


O outono é uma boa época para fazer o cultivo, e as sementes são facilmente encontradas em casas de agricultura e aviculturas.